PLANEJAMENTO PLURIANUAL
SINDICATO PARTICIPA JUNTO COM A COMUNIDADE E PRESTA SEU APOIO
sem imagem

O STIEMNFOPA participou do Planejamento Plurianual, realizado no dia 21 de agosto de 2021, na Comunidade do Moura (Quilombola), oportunidade em que elogiou o governo do Delegado Fonseca e toda a sua equipe, secretários e os vereadores.

Ressalve-se que foi a primeira vez na história da Comunidade do Moura que o Governo de Oriximiná se dispôs debater as reivindicações das comunidades ribeirinha, indígenas e quilombolas.

O STIEMNFOPA, na qualidade de representante dos trabalhadores da Mineração Rio do Norte (MRN), ressaltou a importância dessa empresa ampliar a sua assistência para as comunidades, haja vista que a exploração das minas de bauxita se encontra, parcialmente, dentro das áreas dos quilombolas. Portanto, é justo que a MRN preste o auxílio necessário nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Essa realidade de exclusão do desenvolvimento e da sustentabilidade das comunidades ribeirinha e quilombolas não pode prevalecer. A MRN precisa urgentemente contribuir para a emancipação política, econômica e social desses povos, principalmente, contribuindo com a qualificação profissional dos jovens e, futuramente, absorver essa mão de obra que se encontra ao lado do projeto.

O presidente do Sindicato, Jair Cohen Paranatinga, ressaltou que “os trabalhadores ribeirinhos e quilombolas merecem os postos de trabalho devidamente qualificados, não apenas realizando os trabalhos braçais de limpeza urbana e jardinagem”.

Ressaltou a “grave lesão de direitos trabalhistas que foi a negação do pagamento das horas in itineres, através da famosa fraude do “Transporte Público em PTR”, relembrando que foi instalada uma suposta licitação para aprovar o transporte público e assim suprimir a obrigatoriedade do pagamento das horas de transporte.

Com a malfada reforma trabalhista de 2017, foi suprimida a obrigatoriedade do empregador pagar as horas in itineres. Contudo, no Acordo Coletivo De Trabalho ainda podemos reivindicar esse direito, pois não é justo que o empregado fique à disposição do empregador e passe a contar a jornada de trabalho somente depois que registrar o ponto, ficando no prejuízo de mais de uma hora de viagem para chegar no local de trabalho.

O STIEMNFOPA afirmou que está disposto a lutar para a melhoria das condições e qualidade de vida das comunidades, inclusive, disponibilizando o seu SINDICLUB para a realização de eventos, reuniões, seminários entre outras atividades.

Os trabalhos de contabilidade e assessoria jurídica também ficarão disponíveis para as comunidades. Dessa forma, o STIENMFOPA demonstra o seu papel de Sindicato/Cidadão, preocupando também com a situação das comunidades vizinhas a PTR.

Pelo STIMNFOPA estiveram presentes à reunião o presidente, Jair Cohen Paranatinga, o Vice Presidente, Antônio Gomes Basílio, Wilder Goes e o assessor jurídico Dr. Lafaiete Biet.

 

fotos fotos fotos

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial