Negociações
SINDICATO E ALCOA COMEÇAM NEGOCIAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022
sem imagem

Começaram as negociações com a ALCOA, visando a celebração do novo ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022 para a data-base de 1º de janeiro/2022.

Na reunião realizada nesta terça-feira, 16 de novembro, foram apresentados pelo Sindicato à empresa os argumentos em defesa da Pauta de Reivindicações aprovada pela categoria.

Agora, aguardaremos as propostas da empresa e afirmamos a necessidade da mobilização da categoria, para defendermos nossos direitos e evoluirmos nas condições de trabalho.

Apresentamos, abaixo, um relatório sobre as discussões com a empresa, para que os trabalhadores acompanhem passo a passo o desenrolar das negociações.

 

1. Houve a apresentação da Pauta de Reivindicações, oportunidade em que o Sindicato explicou os motivos de cada reivindicação, bem como, expondo as razões e as justificativas dos 33 itens abordados.

2. Houve um breve debate no que concerne o atual Acordo Coletivo de Trabalho de 2021, reconhecendo a importância do STIEMNFOPA nas negociações, que resgatou o pagamento da indenização pela supressão da hora transporte, a reposição inflacionária e o avanço do Cartão Alimentação, entre outras conquistas, bem como a efetiva participação da categoria na aprovação do acordo, demonstrando uma satisfação de todos os trabalhadores.

3. Sabemos que houve um período de difícil comunicação com a empresa, e por conta disso, não houve a celebração do Acordo Coletivo de 2018/2020, sendo este fato, uma página virada. Desta forma, acordaram o STIENMFOPA e a ALCOA, que a melhor alternativa sempre será o diálogo aberto e franco, buscando resolver qualquer conflito trabalhista.

4. A ALCOA compreendeu que o STIEMNFOPA é a única representação dos seus trabalhadores. Podemos afirmar que predomina um clima de respeito mútuo, com todas as questões tratadas com total responsabilidade.

5. A data-base da categoria é 1º de janeiro, contudo, ALCOA/STIENMFOPA se comprometem em celebrar o Acordo Coletivo e assegurar os direitos da categoria o mais breve possível, a fim de que todos possam se beneficiar das conquistas.

6. Nesse sentido, o STIEMNFOPA ressalvou a importância da reposição inflacionária, acrescida de ganhos reais, uma vez que a alta da inflação corrói o poder de compra dos salários, bem como, a manutenção do cartão alimentação, sendo necessária uma correção do seu valor, questões que a ALCOA dará uma resposta num prazo de 30 dias.

7. Houve um debate sobre o aumento dos casos de acidente de trabalho, questão em que a ALCOA manifesta preocupação e principalmente pelo Sindicato, uma vez que a vida e a saúde dos trabalhadores estão acima de tudo, não podendo aumentar tais índices. A categoria deverá participar ao Sindicato sobre as possíveis razões dos acidentes e quais as formas de prevenção.

8. Foi debatida também a questão do Assédio Moral, oportunidade em que a ALCOA ratificou sua postura de combater essa prática das chefias. Para tanto, os trabalhadores deverão ter a coragem de fazer as denúncias e o sempre estará atento para resolver tais casos e preservar o sigilo e emprego do denunciante.

9. Houve também um debate sobre a compreensão dos trabalhadores e o sindicato, pois, observa-se que mesmo havendo conquistas sociais e econômicas, muitos trabalhadores ficaram alheios à sua entidade representativa, não efetivando nenhuma contribuição. Esses casos levam a um fato jurídico, no qual se obtém vantagens, sem oferecer nenhuma contrapartida, fato que causa até uma infração de ordem legal, pois, alguns se beneficiam da luta e organização dos sindicalizados. O Código Civil, diz que quando se obtém vantagens, deve-se haver uma contraprestação, ou seja, algum dever (boa fé objetiva). Pretende o STIENMFOPA buscar o máximo de associados, para o fortalecimento da luta!

10. A ALCOA informou que será construído o Clube Alcoano, com quadras, piscinas, salão de festas e outras, fato que muito agradou, pois haverá um local próprio para a realização dos eventos.

11. O STIEMNFOPA vai aguardar as próximas reuniões junto ao RH da ALCOA. Quando houver a apresentação de respostas concretas sobre cada item da pauta, será convocada a Assembleia Geral, para o debate de aprovação ou reprovação das propostas.

12. Considerando que já houve a vacinação geral contra a Covid-19, contudo, ainda persistem alguns cuidados de controle para não contaminação pelo vírus, sendo relevante informar neste momento que as assembleias poderão ocorrer de maneira presencial ou virtual, com plena oportunidade de participação e debates das propostas pelos trabalhadores.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial